Nos Estados Unidos, o sério controle ao doping
Situação complicada nos Estados Unidos
3 dos 5 melhores treinadores de 2024 estão com sérios problemas de dopping.
1) O Conselho de corridas da California divulgou que 3 animais sob os cuidados de Monty Arossa testaram positivo para Carmoterol no final de 2024. Monty Arossa foi o treinador número 5 em somas ganhas em 2024.
2) A Comissão de corridas do Texas divulgou a suspensão sumária de Juan Diaz, treinador número 2 em somas ganhas em 2024, pela comissão de corridas do hipódromo de Sam Houston Race Park. Ele teve múltiplos testes positivos para Carmoterol em 2024.
3) A Comissão de corridas do Texas divulgou a suspensão sumária de Toby Keeton pela comissão de corridas do hipódromo de Sam Houston Race Park. 23 animais sob seus cuidados tiveram testes positivos para Carmoterol e d-Methampheamina, que influenciaram o resultado de diversas corridas. Toby Keeton foi o treinador líder em somas ganhas em 2024 nos Estados Unidos.
Não divulgaram detalhes dos animais pegos nos testes no Texas, mas abaixo tem os detalhes dos animais que competiram na California:
America Dreamin teve teste positivo depois da classificatória do Golden State Million Futurity e depois, novamente, após vencer a final. Depois de vencer este grupo 1, venceu sua classificatória para o Los Alamitos 2 Million Futurity e fez quarto na final. Ela fechou o ano com a maior soma ganha de 2024 entre as fêmeas, com US$ 479.357 em prêmios.
AB Seis Corazones testou positivo após fazer segundo no Los Alamitos Super Derby. Ele ganhou US$ 274.000 em prêmios e foi vendido em janeiro no leilão Heritage Place.
Blood Viper, que fez quarto também no Golden State Million Futurity para America Dreamin também testou positivo.
Estes 3 animais são de propriedade do Dunn Ranch, de Oklahoma.
Além disso, a comissão de corridas do estado do Novo México ainda não liberou o pagamento das premiações do All American Futurity e do All American Derby, que ocorreram em setembro.
No hipódromo de Lone Star Park, no Texas, os rumores dizem de prêmios retidos por conta de testes ainda não concluídos de 120 animais.
Em dezembro, a AQHA havia anunciado o adiamento da eleição dos campeões AQHA de 2024, que é tradicionalmente feita em Oklahoma em janeiro.
Com certeza teremos ainda muito o que ler com relação a esta situação dada a dimensão e gravidade da coisa.