Opinião – Criador ou proprietário de Cavalos, eis a questão
Em 2015, o Haras Vista Verde completa 25 anos de criação.
Nestes 25 anos, já vimos de tudo, e uma constante que vemos muitas vezes é proprietários virarem criador, ou nos perguntarem se vale a pena ser criador.
Tenho uma posição muito simples e fácil para ajudar a tomada de decisão sobre este assunto. Acompanhe comigo.
Você conhece muita gente que tem vontade e faz um investimento grandíssimo na compra de um animal de altíssima genética, certo?
Agora vem a minha pergunta definitiva: Esta mesma pessoa que fez investimento alto na compra de animais de genética de ponta, tem o mesmo entusiasmo em fazer este mesmo nível de investimento em formação de pastagens de qualidade? E na montagem de um time competente? Faria o mesmo nível de investimentos em cercas e instalações no haras?
Se a resposta a estas perguntas é não, maravilha você deve ser um excelente proprietário. Como proprietário você escolhe a raça que deseja, o sexo que quer, se é alazão ou tordilho, se é inédito, ou já em campanha, se é correto de aprumos, etc.
Para ser criador, tem que estar disposto a cumprir todas as fases do projeto criado e registrado pelo Vista Verde chamado “NUMASAGE” NUTRIÇÃO+MANEJO+SANIDADE+GENÉTICA.
Para criar, tem que ter vocação para investir na formação de um piquete o mesmo que investirá numa boa égua. Tem gente que investe tranquilo na égua, mas não na formação do piquete, ou na cerca dele. Este alguém deve se dedicar a sua vocação de ser proprietário, pois o criador, para fazer uma boa criação deve ter:
NUTRIÇÃO: Pastos de alta qualidade, ração balanceada.
MANEJO: Um time de primeira, cuidando de cada detalhe de cada animal, seja um centro de manejo perfeito, um piquete de cerca de tábua, observação diária dos animais.
SANIDADE: Vacinação em dia, criatório com limpeza, profilaxia, atenção as curvas de crescimento, aprumos…
GENÉTICA: Depois da lição de casa feita acima… hora de investir na melhor genética, que irá usufruir de sua NUTRIÇÂO, MANEJO e SANIDADE.
Parabéns pela matéria!!!Realmente foi muito bem elucidado os pontos cardinais e principais para orientação referente entre as diferenças de características entre ser criador ou proprietário de cavalos!!!Grande abraço!!!
Comentar by Andre Pietraroia Capelozza — 25 de março de 2014 @ 10:00
abraços!
Comentar by Haras Vista Verde — 25 de março de 2014 @ 11:56