Balanço Challenge 2011 e futuro da prova no Brasil
Acreditamos que o saldo do GP Bank of America Racing Challenge deste ano tenha sido bem positivo. Foi o primeiro organizado e administrado pela ABQM e o primeiro realizado no Jockey Club de Sorocaba.
Foi uma disputa mais justa por ocorrer em um hipódromo especializado nas corridas de Quarto de Milha, e com isso, nosso representante para a final nos EUA é muito forte e será competitivo. A ABQM está dando todo o apoio para o envio de Fantastic For Me aos EUA. Se tudo der certo e ele puder competir na final de lá, tem grandes chances de trazer nosso melhor resultado até hoje nesta importante prova do turfe americano e, quem sabe, até um titulo inédito para o criatório nacional? Acredito que nunca nenhum animal brasileiro ou proprietário brasileiro de animal americano venceu a final americana.
A prova final nos EUA, que este ano ocorrerá em Los Alamitos na Califórnia, é uma das maiores provas do turfe quarto de milha americano e conseqüentemente, mundial. A corrida, com foco nos animais de mais idade (Ela é aberta a animais de 3 e mais anos) é a segunda maior em termos de bolsa para estes animais. Sua bolsa total de US$ 350.000,00 perde apenas para a bolsa do Champion of Champions. Porém, o animal que vence a final do Challenge Championship americana, além de faturar a maior parte da bolsa, ganha uma vaga para o Champion of Champions, também em Los Alamitos, que distribuirá UM MILHÃO DE DÓLARES em prêmios.
Com relação as expectativas para os próximos anos, o Challenge está com uma tendência de crescimento muito forte. Nesta prova corrida agora, correram os animais até a geração 2007, onde tivemos 170 animais inscritos. No Challenge 2012, teremos participando, os animais até a geração 2008, que tem 200 inscrições. Em janeiro agora, fechamos as inscrições da geração 2009 com um expressivo crescimento de mais de 40%: atingindo a marca de 283 animais.
Se continuarmos com este crescimento, possivelmente em breve conseguiremos adicionar mais uma prova importantíssima ao calendário turfístico da América do Sul: o GP Merial South America Racing Challenge – Exclusivo para éguas de 3 e mais anos que também possibilitará a classificação da vencedora para a final do Merial Distaff Challenge nos EUA.